Em 2014 meu gosto por café mudou. Se antes eu não era muito fã, depois de conhecer melhor as muitas variações e misturas que podem ser feitas eu passei a me interessar muito pelo assunto, a ponto de tentar eu mesmo fazer os meus próprios cafés. Usando a Starbucks como referência (já que a é a cafeteria mais conhecida), testei pelo menos três receitas encontradas na internet do frappuccino de chocolate servido lá, e acho que cheguei numa versão bacana pra compartilhar com vocês.
Ingredientes
- 250 ml de leite
- 150 ml de café forte sem açúcar (aqui eu usei 3 colheres (chá) de café solúvel na água)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) cheias de calda de chocolate
- 10 cubos de gelo
- 3 colheres (sopa) cheias de sorvete de creme ou baunilha
- chantilly à gosto
Modo de preparo
1. Coloque todos os ingredientes menos o sorvete e o chantilly no liquidificador. Bata por cerca de 40 segundos ou até não ouvir mais nenhum “estalo” dos cubos de gelo se quebrando.
2. Adicione as 3 colheres (generosas, por favor) de sorvete e bata mais uma vez, mas dessa vez bem rapidinho, pra não dissolver todo o sorvete. A ideia aqui é que ele ajude o gelo a deixar o café mais consistente e menos líquido. Se você tiver um mixer, essa é a hora de usá-lo, porque ele não deixa o sorvete perder tanto da textura.
3. Agora é só colocar em um copo bem bonito, decorar com chantilly, calda e beber com um canudo. :)
Nas receitas que eu encontrei pela internet uma das dicas que sempre aparece é a de congelar o café (puro) numa forminha de gelo, assim você não precisa usar os cubos normais. Isso porque quanto menos água na receita melhor, pra deixar o frappuccino mais cremoso. Essa questão da água é inclusive a razão do uso do sorvete: originalmente eu teria que usar o dobro de gelo, mas pra evitar aqueles cristais chatos, eu fiz a substituição. Caso você não tenha sorvete em casa, pode fazer isso, usar mais gelo. Se quiser substituir também o chocolate em pó pelo achocolatado, é só diminuir o açúcar da receita. E a essência de baunilha é opcional, mas não é indiferente.
Eu fiz um vídeo do momento onde eu coloco o café no copo e cubro com chantilly e calda, e a ideia era fazer alguns gifs pra colocar no post. Mas meu computador não colaborou e ficou travando o tempo todo. Outra hora eu tento de novo e faço o update. Agora olha só como ficou:
fix e ficou delicia
ResponderExcluir:)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir